quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia da Declaração de Neutralidade ou... Meu aniversário

Às cinco da manhã eu já estava de pé, pronto para passear por Viena. Nenhum empregado meu estava acordado a essa hora e, sinceramente, eu preferi assim. Queria que aquelas horas fossem só minhas.

Planos? Sinceramente, nenhum. Gosto de chamar esse dia de "meu aniversário", mas não costumo comemorá-lo. Talvez seja porque esse dia sempre me traz uma compilação de lembranças e emoções que se misturam e me deixam em estado de torpor.

Talvez a anschluss ainda esteja enraizada em minha memória.


Era algo tão estranho... Se antes eu ambicionava expandir minha influência, formar impérios, colecionar conquistas... De repente vi que isso tudo havia acabado e aqueles tempos jamais voltariam.

E por mais que nunca quisesse admitir, senti-me culpado... E talvez um pouco sozinho.

É  engraçado imaginar quantas vezes me agarrei aos meus escassos triunfos, acreditando que conseguiria ter o mundo nas mãos. Naquele momento percebi que eu nunca soube ao certo pelo que eu tenho lutado por tanto tempo. Desde criança era esta a minha filosofia: Nasci para as guerras e assim tinha que ser. 

Mas agora não havia mais motivos para lutar. Tudo o que eu queria era ser livre novamente.

Por isso, em 26 de Outubro de 1955, larguei a espada e me declarei nação neutra.



Acho que ninguém entenderia esse sentimento. As vezes nem eu mesmo entendo. Estou realmente feliz com esse dia, mas não é algo que eu consiga expressar. 

As vezes rio com a ideia de que me tornei um país velho e chato, que tem como hobbie tocar piano , mas não posso negar...  No fundo era o que eu sempre quis. Sinto-me desfrutando de uma verdadeira conquista ao deixar a música estar mais enraizada ao meu espírito do que as guerras.


Quando dei por mim, estava às margens do rio Danúbio. O encontro do azul das águas com o azul do céu era digno de uma bela composição.

Sorri ao contemplar aquela bela paisagem e percebi que queria passar minha manhã de aniversário ali, admirando a tranquilidade que aquele ambiente me proporcionava.




[Off: Feliz aniversário, Áustria.
Bem, para os que não sabem, apesar do dia da pátria ser esse, o feriado não é muito comemorado. Isso porque, devido a questões políticas, não pôde ser o dia da proclamação da república, nem o dia da libertação da Alemanha nazista. Mas todos concordaram em ser o dia que Áustria voltou a ser uma nação.  Uma vez declarada neutra, Áustria saiu do poder dos aliados e ficou de fora da guerra fria.]




2 comentários:

  1. Não é só você que nasceu com o intuito de guerrear, Aristocrata, lembre-se que oresama também era outro que dedicou tudo a estas causas, que, infelizmente, me tornaram a ruína que sou hoje. *Suspira*

    Mas né, ficar Forever Alone no próprio aniversário não é awesome, podia ter me chamado nem que fosse para comer o bolo inteiro, kesesesese~ 8D

    [OFF: LOL, Euri da Tag "Aula de História" q]

    ResponderExcluir
  2. Prússia: O incrível Gilbert considera-se uma ruína? Faça-me o favor e pare de falar bobagens. E eu já disse que não comemoro a data.

    [Off: É uma tag que diz tudo, não? =T]

    ResponderExcluir